domingo, 5 de abril de 2015

Bolo prestígio

HOMEBLOGPASSO-A-PASSOVÍDEOSRECEITASASSOCIE-SEFÓRUMCONTATO BOLO PRESTIGIO Embora o chocolate que tenha dado origem à este bolo não é mais tão popular, o bolo continua sendo sucesso garantido. Confira a receita e prepare esta delícia!! INGREDIENTES MASSA 5 ovos em temperatura ambiente 270 gr. de açucar (1 1/2 xícara) 1 colher de chá de sal 180 gr. de farinha de trigo ( 1 1/2 xícara) 120 gr. de chocolate em pó (1 1/4 xícara) 250ml. de leite fervendo (1 xicara) 11 gr. de fermento em pó (1 colher de sopa) RECHEIO 2 latas de leite condensado 2 latas de creme de leite sem soro ou 2 caixinhas 200 ml leite de coco 300 gr. coco fresco ralado ou seco CALDA 1 xícara de açúcar 1 xícara de água 1/2 xícara de leite de coco COBERTURA 1 receita de ganache de chocolate meio amargo – veja aqui MODO DE FAZER MASSA forre o fundo de 3 formas de 20cm com papel manteiga pré aqueça o forno a 180 graus coloque os ovos, o açucar e o sal na tigela da batedeira bata em velocidade alta por 10 min. peneire a farinha com o chocolate em pó e o fermento juntos ferva o leite diminua a velocidade da batedeira para o mínimo coloque 1/3 da mistura de farinha coloque metade do leite fervendo contine alternando os secos e o líquido, sempre comece e termine com os secos bata apenas para incorporar tudo leve ao forno por aprox. 25 minutos, até um palito sair limpo RECHEIO coloque os 3 primeiros ingredientes na panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre quando começar a ver o fundo da panela adicione o coco e deixe cozinhar mais alguns minutos utilize em seguida CALDA leve o açúcar e a água em uma panela, sem mexer, e deixe ferver por 5 minutos desligue e acrescente o leite de coco deixe esfriar e utilize MONTAGEM umedeça a massa com a calda usando um pincel espalhe metade do recheio e intercale a massa até finalizar espalhe primeiro uma camada fina da ganache e em seguida cubra com o restante da ganache se quiser decore com coco ralado 14 Comments Maria Ester Marques 31 Jan 2015 09:01 am oLá Telma. Como está? Estou a seguir suas aulas com grande interesse,e gostava que me explicasse a razão de nesta receita colocar o fermento no final? Muito obrigada. Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? Na verdade esta receita é um pouco mais antiga e eu fazia assim, mas já fiz do outro jeito (misturar o fermento com a farinha) e deu super certo também. bjs Thelma Naiara Santos 31 Jan 2015 02:01 pm Oi Telma tudo bem? Esses detalhes feitos na ganashe decorando o bolo sao feitos com uma colher depois de se espalhar a cobertura por todo o bolo? obrigado. reply Escola de Bolo Oi Naiara tudo bem? Eu fiz com uma espátula angular pequena - vou postar sobre isto hoje.. bjs Thelma Bruna Santos 03 Feb 2015 06:02 am Como sempre, lendo meus pensamentos. Uma cliente me pediu um bolo de prestigio com kitkat, e eu disse que faria alguns testes e ligaria pra ela. E aqui estamos nós, com a receita perfeita. Obrigada Thelma reply Escola de Bolo Oi Bruna tudo bem? que bom querida, obrigada pelo retorno. bjs Thelma Maria Ester Marques 05 Feb 2015 12:02 pm olá Telma! Estou a gostar muito do seu curso.No entanto gostaria de ver a ensinar: bombons,trufas e brigadeiros.Será um dia possível? Se não é sua intênção o ensino dessas técnicas por favor me aconselhe onde o poderei fazer.(on line)Nota:Os brasileiros são muito bons nessa área. Bjs,muito obrigada e desculpa pelo incómodo. Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? Muito obrigada, fico muito feliz em saber que você esta gostando. Não tenho planos de ensinar doces e bombons por enquanto...desculpe. Não tenho certeza que ensina online, vou ver se consigo algum site e te envio por email. bjs Thelma Maria Ester Marques 14 Feb 2015 12:02 am Olá Telma! Peço desculpa, por vir lembrar o assunto” bombons de chocolate” Não encontrou nenhuma dica para esse assunto? Muito obrigada.Bj Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? O que sobre bombons você precisa? eu não faço, não sei se consigo te ajudar. bjs Thelma Renato Siqueira 25 Feb 2015 03:02 pm Boa tarde Telma, Eu fiz o recheio só que ele nao ficou muito firme na panela Qual eh o ponto dele eh ponto de brigadeiro? ou mais mole? Grata reply Escola de Bolo Oi Renato tudo bem? É antes do ponto de brigadeiro, quando começar a formar uma trilha conforme vc vai mexendo já pode adicionar o coco, misturar mais um pouco e retirar do fogo. Quando esfriar vai ficar mais firme. bjs Thelma Norys Ribeiro 01 Mar 2015 02:03 pm telma boa tarde reply Erica Martins 15 Mar 2015 06:03 pm Olá Thelma, fiz a metade da massa e coloquei em 2 formas de 15, gostaria de saber se esta massa inteira faz uma forma de 30cm? A minha massa deu uma murchadinha e soltou sozinha depois de pronta é normal? E tbem achei um pouco sem doce só a massa é assim mesmo? Bjins reply You must be logged in to post a comment. BLOGPASSO A PASSOVÍDEOSRECEITASASSOCIE-SEFÓRUMFAQCONTATOTERMOS E CONDIÇÕES © 2012 ESCOLA DE BOLO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Profiteroles do tros

ento: serve 4 pessoas Nível de dificuldade: fácil Como fazer a massa de chou:

Ingredientes: 125ml de água Sal (a gosto)

5g de açúcar

50g de manteiga

75g de farinha de trigo

2 ovos
  Modo de preparo:

Ferva a água, o sal, o açúcar e a manteiga.

Adicione a farinha.
Misture e deixe secar bem durante 5 minutos no fogo.

Retire a massa da panela e coloque na batedeira. Acrescente os ovos um por um e misture rapidamente.

Coloque a mistura em um saco de confeiteiro.

Puxe em um tapete de silicone em formato “éclair”.

Deixe assar durante 20 minutos a 180ºC. Para preparar o creme chantily de chocolate:

Ingredientes:

100ml de creme de leite bem gelado

30g de açúcar de confeiteiro

60g de chocolate em pó

Modo de preparo:

Bata o creme de leite gelado até ficar no ponto.
Coloque o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó e misture-os.

Guarde na geladeira.

Como fazer a calda de chocolate: Ingredientes:

40g de açúcar

125ml de água

100g de chocolate em pó

100g de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Junte o açúcar, a água, o chocolate em pó e o creme de leite. Ferva tudo durante 5 minutos sem parar de mexer.

Para a montagem: Corte os “éclairs” ao meio horizontalmente. Recheie com creme chantily de chocolate.

Coloque no prato e cubra a metade de cada profiterole com o molho de chocolate. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ovos de Páscoa gourmet

300 g de chocolate meio amargo
1 lata de brigadeiro branco
1 lata de brigadeiro
Embalagem
Forma de 100 g
Raspa de chocolate branco
Confetes
Granulado
Colher de  sopa de plástico

Modo fazer
Derrete o chocolate no banho maria faz 2 camadas nas formas levar a geladeira aguarda 10 minutos encher os ovos com brigadeiro enfeitar os ovos e pronto

terça-feira, 17 de março de 2015

Bolo de maçã

dientes 12 porções 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de canela em pó 4 maçãs vermelhas, tipo Fuji, picadas, com a casca 4 ovos; suco de 1 limão GLACÊ DE LIMÃO 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 3 colheres (sopa) de suco de limão NÍVEL DE DIFICULDADE: Modo de preparo 1 Coloque as maçãs em uma tigela, tempere com o limão e a canela. 2 Junte o açúcar e o óleo, adicione os ovos e, por último, a farinha e o fermento. 3 Misture até obter uma massa homogênea e densa. 4 Coloque em uma forma de buraco no meio, decorada, com 27 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. 5 Leve para assar ao forno a 180 °C por 40 a 50 minutos ou até dourar e assar o centro da massa. 6 Retire do forno, deixe amornar e desenforme sobre um prato. 7 Bata o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até obter um glacê. 8 Decore o bolo com o gl

Mousse de morango tang

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 sache de suco tang

Bater tudo no liquidificador e levar gelar

quarta-feira, 11 de março de 2015

Bolo nega maluca gordelicias

2 xícaras (chá) de açúcar 1 e 1/2 xícara (chá) de cacau ou chocolate em pó (usei 1/2 xícara de cacau e 1/2 xícara de chocolate em pó) 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 ovos 2/3 xícara (chá) de óleo de girassol 1 xícara (chá) de água fervendo 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de Preparo Em um bowl, bata ligeiramente os ovos (na mão mesmo) e junte o óleo. Misture o óleo e os ovos com um batedor. Acrescente os ingredientes secos (com exceção do fermento) e misture. Adicione a água fervendo e mexa bem. Por fim acrescente o fermento em pó. Leve para assar em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido em 180º – aproximadamente 40 minutos. Cobertura (sugestão) Leve ao fogo: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 8 colheres (sopa) de leite, 1 colher (sopa) de chocolate em pó ou cacau, 6 colheres (sopa) de açúcar. Em fogo baixo, vá mexendo até ferver. Quando ferver, apague o fogo e misture bem.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Pão doce de padaria chef marcelo lima

Pão doce de creme e coco

Ing.: 1/2 k de farinha de trigo

(aproximadamente) 15 de fermento para pão (aqueles que compra a grama na padaria)

100 g de açúcar

100g de margarina

10 g melhorador

3 ovos

1 pitadinha de sal

100 ml de água

10 g de fermento biológico seco

Modo de Fazer:

Primeiro de tudo tem que fazer uma "esponja" com o fermento: Pegue 1/3 xícara de farinha e junte com o fermento e vá amassando com o garfo, vá adicionando a água morna às colheradas e misturando. Dissolva bem o fermento com a farinha na água até virar um creme. Cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos. O Fermento vai crescer (como uma esponja). Passados os 15 minutos, adicione os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu fiz isso dentro de uma bacia grande (nada de ficar sujando a pedra da pia). Fica uma massa bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos. Vai crescer muito. Dê o formato que desejar à massa. Eu fiz um rolo grosso e fui cortando. Alguns ficaram meio sem formato, mas no fim dá certo. Vá colocando em assadeira grande (não precisa untar) deixando uma distância de 1 dedo entre eles. Os pães vão grudar um no outro mas isso tem que acontecer mesmo para segurar o creme no final. Cubra a assadeira e deixe-os descansando por mais 15 minutos. Quando passar o tempo eles já estarão grudando um no outro. Pincele gema de ovo diluída em um pouquinho de água(eu usei 1 colher de sopa) e leve ao forno pré-aquecido em 200º por mais ou menos 20 minutos. Enqunto os pãezinhos assam faça o creme. Creme: 1/2 pudim de caixinha sabor baunilha (dependendo da marca fica branco, ou amarelo como o meu) preparado conforme a embalagem. Adicione ao pudim, quando estiver no fogo, uma colher de café de essência de baunilha e 2colheres de açúcar. Não leve o pudim à geladeira senão endurece muito. Se quiser fazer aquele creme de gemas com leite, farinha e baunilha também serve. Tire os pãezinhos do forno, espalhe o creme e cubra com coco ralado (usei aquele que já vem umedecido e adoçado). E aí sim ... Saboreie esta maravilha.

 

Marcelo.lima002@gmail.com Template by Ipietoon Cute Blog Design

Blogger Templates