sábado, 23 de maio de 2015

Cardápio árabe

Entradas
Pão de forma torradas hortelã e azeite.
Esfira de carne
Pão sírio
Quibe assado com manteiga
Quibe cru

Patê
Berinjela e uvas passas
Coalhada azeite e sal
Coalhada com temperos.
Creme gao de bico

Principais
Arroz marroquino ,frango, Linguiça, uvas passas carne moída frita com hotelã e arroz .

Arroz branco.

Saladas
Verde
Tá bule.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Pão doce de padaria curso

Menu

Pão Doce

Este pão doce lembra muito a minha infância: às vezes, muito esporadicamente, minha mãe deixava comprar um pãozinho doce na padaria perto de casa, para levar para a escola. A padaria já não existe e não tinha voltado a experimentar nada parecido. O pão é bem macio com uma cobertura deliciosa de farofa doce e creme de confeiteiro.

Recentemente, fiz um curso de pães e para minha surpresa o pão doce ensinado tinha “sabor de infância” e o que imaginava ser possível apenas com auxílio de máquinas profissionais, podia ser feito em casa, contando apenas com uma batedeira  para massas pesadas ou uma máquina doméstica para fazer pão.

A batedeira/máquina de pão é importante para sovar a massa até que ela fique em “ponto de véu de noiva”. A massa fica elástica e desgruda das mãos.

Ingredientes para 16 pães de 50 gramas:

500 g. de farinha de trigo300 ml de água em temperatura ambiente1/2 colher (de sopa rasa) de sal1/2 xícara de açúcar cristal1 1/2 colher (de sopa rasa) de margarina1 colher (sopa rasa) de melhorador20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco1 ovo1/2 xícara de leite em pó

Coloque a farinha, o sal, o açúcar, o melhorador e o leite em pó na vasilha da batedeira, e misture um pouco (se optar pelo fermento seco misture com os ingredientes secos). Acrescente o ovo e a margarina e bata um pouquinho. Comece a colocar a água aos poucos, intercalando com o fermento fresco esmigalhado. Depois de terminada a água continue batendo até atingir o ponto de véu. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou um pouco mais, caso ela esteja dificil de moldar (grudenta).

Divida a massa em 16 partes, forme bolas, utilize óleo nas mãos e na mesa para não grudar. Deixe descansar alguns minutos e em seguida abra cada bola de massa na forma de cilindro e enrole como caracol, coloque em forma untada, deixe dobrar de volume.

A forma de caracol é importante para conseguir colocar o creme sobre cada pão, na foto abaixo o passo a passo para formar o caracol: forme um cilindro com a bola de massa e em seguida levante o cilindro, encoste uma das pontas na mesa e vá baixando a mão, e faça com que a massa contorne a parte da massa que já está na mesa, sem sobrepôr uma volta na outra. Depois de colocar na forma dê uma apertada leve no pão.

Pao Doce - Modelagem

Cobertura – Creme de Confeiteiro (recheio de sonho):

Gosto do Creme Mestre Patissyer, da marca Arcólor, que é muito prático e gostoso. Para preparar basta misturar 1 xícara do pó do creme com 2 xícaras de leite, e levar ao fogo, mexendo até engrossar. Se preferir pode preparar um creme misturando 500 ml de leite, 4 gemas, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Utilize o creme depois de frio.

Cobertura – Farofa:

1 xícara de farinha de trigo1 xícara de açúcar cristal1 colher (café) de açúcar de baunilha1 colher (café) de canela em pó1/3 xícara de manteiga derretida2 colheres (sopa) de creme de leiteraspas de limão

Misture todos os ingredientes com os dedos, formando pequenos grumos.

Depois que os pãos dobrarem de volume, pincele com ovo batido (utilize pincel bem macio), e distribua o creme de confeiteiro (com o auxilio de um bico de confeitar) e por último salpique a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido ou até que esteja levemente dourado.

Como muitos perguntam o que é melhorador, resolvi acrescentar uma foto da embalagem e uma explicação: o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação. Existe um produto da Fleischmann chamado Pão Certo, vendido em supermercados, em pequenos envelopes, que promete fazer o mesmo efeito.

Melhorador









Pão doce de padaria curso

Menu

Pão Doce

Este pão doce lembra muito a minha infância: às vezes, muito esporadicamente, minha mãe deixava comprar um pãozinho doce na padaria perto de casa, para levar para a escola. A padaria já não existe e não tinha voltado a experimentar nada parecido. O pão é bem macio com uma cobertura deliciosa de farofa doce e creme de confeiteiro.

Recentemente, fiz um curso de pães e para minha surpresa o pão doce ensinado tinha “sabor de infância” e o que imaginava ser possível apenas com auxílio de máquinas profissionais, podia ser feito em casa, contando apenas com uma batedeira  para massas pesadas ou uma máquina doméstica para fazer pão.

A batedeira/máquina de pão é importante para sovar a massa até que ela fique em “ponto de véu de noiva”. A massa fica elástica e desgruda das mãos.

Ingredientes para 16 pães de 50 gramas:

500 g. de farinha de trigo300 ml de água em temperatura ambiente1/2 colher (de sopa rasa) de sal1/2 xícara de açúcar cristal1 1/2 colher (de sopa rasa) de margarina1 colher (sopa rasa) de melhorador20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco1 ovo1/2 xícara de leite em pó

Coloque a farinha, o sal, o açúcar, o melhorador e o leite em pó na vasilha da batedeira, e misture um pouco (se optar pelo fermento seco misture com os ingredientes secos). Acrescente o ovo e a margarina e bata um pouquinho. Comece a colocar a água aos poucos, intercalando com o fermento fresco esmigalhado. Depois de terminada a água continue batendo até atingir o ponto de véu. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou um pouco mais, caso ela esteja dificil de moldar (grudenta).

Divida a massa em 16 partes, forme bolas, utilize óleo nas mãos e na mesa para não grudar. Deixe descansar alguns minutos e em seguida abra cada bola de massa na forma de cilindro e enrole como caracol, coloque em forma untada, deixe dobrar de volume.

A forma de caracol é importante para conseguir colocar o creme sobre cada pão, na foto abaixo o passo a passo para formar o caracol: forme um cilindro com a bola de massa e em seguida levante o cilindro, encoste uma das pontas na mesa e vá baixando a mão, e faça com que a massa contorne a parte da massa que já está na mesa, sem sobrepôr uma volta na outra. Depois de colocar na forma dê uma apertada leve no pão.

Pao Doce - Modelagem

Cobertura – Creme de Confeiteiro (recheio de sonho):

Gosto do Creme Mestre Patissyer, da marca Arcólor, que é muito prático e gostoso. Para preparar basta misturar 1 xícara do pó do creme com 2 xícaras de leite, e levar ao fogo, mexendo até engrossar. Se preferir pode preparar um creme misturando 500 ml de leite, 4 gemas, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Utilize o creme depois de frio.

Cobertura – Farofa:

1 xícara de farinha de trigo1 xícara de açúcar cristal1 colher (café) de açúcar de baunilha1 colher (café) de canela em pó1/3 xícara de manteiga derretida2 colheres (sopa) de creme de leiteraspas de limão

Misture todos os ingredientes com os dedos, formando pequenos grumos.

Depois que os pãos dobrarem de volume, pincele com ovo batido (utilize pincel bem macio), e distribua o creme de confeiteiro (com o auxilio de um bico de confeitar) e por último salpique a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido ou até que esteja levemente dourado.

Como muitos perguntam o que é melhorador, resolvi acrescentar uma foto da embalagem e uma explicação: o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação. Existe um produto da Fleischmann chamado Pão Certo, vendido em supermercados, em pequenos envelopes, que promete fazer o mesmo efeito.

Melhorador









terça-feira, 5 de maio de 2015

Receita de vinagrete

Tomate
Cebola
Hortelã
Pimenta dedo de moça
Salsinha
Vinagre
Sal
Modo de fazer
Juntar tudo

Cardápio da expogrande 2015 las 4 vacas

Entradas
LINGUIÇA:
artesanal sustentável
Acompanhado de farofa de bacon e vinagrete com hotelã.

QUEIJO COALHO GRELHADO :
Acompanhado de redução de vinagre balsâmico.

Pratos principais         menú Kids
                                          Espetinho de
Filé mignon com arroz branco e batata frita

CARNES:
Bife ancho
Costela de tiras
Picanha bovina nelore
Picanha de angus
Carré da patagônia

ACOMPANHAMENTOS DAS CARNES:
mandioca frita com farinha de mandioca.
Mandioca cozida
Arroz branco
Arroz Biro Biro com batatas palhas artesanal.
Purê de mandioquinha.
Vinagrete .
Farofa .

SALADAS :
mix folhas verdes com lasca de parmesão molho de iogurte natural ,tomate Confit .

Sobremesa
Churros de doce de leite.

Churros 4 vacas

2 litros de água
1 klo de farinha de trigo
2 colheres de açúcar
1 colher de sal
1 colher chá de fermento
2 colher de sopa de manteiga
2 colheres de baunilha

Modo de fazer :
Junte a água os ingredientes e por último o fermento e a farinha de trigo

domingo, 5 de abril de 2015

Bolo prestígio

HOMEBLOGPASSO-A-PASSOVÍDEOSRECEITASASSOCIE-SEFÓRUMCONTATO BOLO PRESTIGIO Embora o chocolate que tenha dado origem à este bolo não é mais tão popular, o bolo continua sendo sucesso garantido. Confira a receita e prepare esta delícia!! INGREDIENTES MASSA 5 ovos em temperatura ambiente 270 gr. de açucar (1 1/2 xícara) 1 colher de chá de sal 180 gr. de farinha de trigo ( 1 1/2 xícara) 120 gr. de chocolate em pó (1 1/4 xícara) 250ml. de leite fervendo (1 xicara) 11 gr. de fermento em pó (1 colher de sopa) RECHEIO 2 latas de leite condensado 2 latas de creme de leite sem soro ou 2 caixinhas 200 ml leite de coco 300 gr. coco fresco ralado ou seco CALDA 1 xícara de açúcar 1 xícara de água 1/2 xícara de leite de coco COBERTURA 1 receita de ganache de chocolate meio amargo – veja aqui MODO DE FAZER MASSA forre o fundo de 3 formas de 20cm com papel manteiga pré aqueça o forno a 180 graus coloque os ovos, o açucar e o sal na tigela da batedeira bata em velocidade alta por 10 min. peneire a farinha com o chocolate em pó e o fermento juntos ferva o leite diminua a velocidade da batedeira para o mínimo coloque 1/3 da mistura de farinha coloque metade do leite fervendo contine alternando os secos e o líquido, sempre comece e termine com os secos bata apenas para incorporar tudo leve ao forno por aprox. 25 minutos, até um palito sair limpo RECHEIO coloque os 3 primeiros ingredientes na panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre quando começar a ver o fundo da panela adicione o coco e deixe cozinhar mais alguns minutos utilize em seguida CALDA leve o açúcar e a água em uma panela, sem mexer, e deixe ferver por 5 minutos desligue e acrescente o leite de coco deixe esfriar e utilize MONTAGEM umedeça a massa com a calda usando um pincel espalhe metade do recheio e intercale a massa até finalizar espalhe primeiro uma camada fina da ganache e em seguida cubra com o restante da ganache se quiser decore com coco ralado 14 Comments Maria Ester Marques 31 Jan 2015 09:01 am oLá Telma. Como está? Estou a seguir suas aulas com grande interesse,e gostava que me explicasse a razão de nesta receita colocar o fermento no final? Muito obrigada. Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? Na verdade esta receita é um pouco mais antiga e eu fazia assim, mas já fiz do outro jeito (misturar o fermento com a farinha) e deu super certo também. bjs Thelma Naiara Santos 31 Jan 2015 02:01 pm Oi Telma tudo bem? Esses detalhes feitos na ganashe decorando o bolo sao feitos com uma colher depois de se espalhar a cobertura por todo o bolo? obrigado. reply Escola de Bolo Oi Naiara tudo bem? Eu fiz com uma espátula angular pequena - vou postar sobre isto hoje.. bjs Thelma Bruna Santos 03 Feb 2015 06:02 am Como sempre, lendo meus pensamentos. Uma cliente me pediu um bolo de prestigio com kitkat, e eu disse que faria alguns testes e ligaria pra ela. E aqui estamos nós, com a receita perfeita. Obrigada Thelma reply Escola de Bolo Oi Bruna tudo bem? que bom querida, obrigada pelo retorno. bjs Thelma Maria Ester Marques 05 Feb 2015 12:02 pm olá Telma! Estou a gostar muito do seu curso.No entanto gostaria de ver a ensinar: bombons,trufas e brigadeiros.Será um dia possível? Se não é sua intênção o ensino dessas técnicas por favor me aconselhe onde o poderei fazer.(on line)Nota:Os brasileiros são muito bons nessa área. Bjs,muito obrigada e desculpa pelo incómodo. Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? Muito obrigada, fico muito feliz em saber que você esta gostando. Não tenho planos de ensinar doces e bombons por enquanto...desculpe. Não tenho certeza que ensina online, vou ver se consigo algum site e te envio por email. bjs Thelma Maria Ester Marques 14 Feb 2015 12:02 am Olá Telma! Peço desculpa, por vir lembrar o assunto” bombons de chocolate” Não encontrou nenhuma dica para esse assunto? Muito obrigada.Bj Ester reply Escola de Bolo Oi Ester tudo bem? O que sobre bombons você precisa? eu não faço, não sei se consigo te ajudar. bjs Thelma Renato Siqueira 25 Feb 2015 03:02 pm Boa tarde Telma, Eu fiz o recheio só que ele nao ficou muito firme na panela Qual eh o ponto dele eh ponto de brigadeiro? ou mais mole? Grata reply Escola de Bolo Oi Renato tudo bem? É antes do ponto de brigadeiro, quando começar a formar uma trilha conforme vc vai mexendo já pode adicionar o coco, misturar mais um pouco e retirar do fogo. Quando esfriar vai ficar mais firme. bjs Thelma Norys Ribeiro 01 Mar 2015 02:03 pm telma boa tarde reply Erica Martins 15 Mar 2015 06:03 pm Olá Thelma, fiz a metade da massa e coloquei em 2 formas de 15, gostaria de saber se esta massa inteira faz uma forma de 30cm? A minha massa deu uma murchadinha e soltou sozinha depois de pronta é normal? E tbem achei um pouco sem doce só a massa é assim mesmo? Bjins reply You must be logged in to post a comment. BLOGPASSO A PASSOVÍDEOSRECEITASASSOCIE-SEFÓRUMFAQCONTATOTERMOS E CONDIÇÕES © 2012 ESCOLA DE BOLO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
 

Marcelo.lima002@gmail.com Template by Ipietoon Cute Blog Design

Blogger Templates